Escuta Activa

A escuta tem um papel tão ou mais relevante como a fala na transmissão de uma mensagem.

Escutar envolve muito mais do que ouvir uma mensagem. Ouvir é simplesmente o elemento físico do escutar. Assim, escutar é o processo de descodificar e interpretar ativamente as mensagens verbais.

 

“Escutar envolve muito mais do que ouvir uma mensagem, a escuta ativa pressupõe disponibilidade, interesse pela pessoa e pela comunicação, compreensão da mensagem, espírito crítico e alguma prudência na interpretação.” (Rego, 2007)

 

Entendemos por escuta ativa, uma técnica de comunicação que implica que, num diálogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe. Parece óbvio que quem ouve deva prestar atenção ao que lhe transmitem, mas a verdade é que uma boa parte da informação de uma conversa não chega corretamente ou é mal interpretada pelo ouvinte. Isso acontece, essencialmente, por barreiras de natureza semântica, física, percetiva e cultural, que em muitos casos se entrecruzam resultante da ineficácia da escuta. Mas apesar da existência destas barreiras, há que reforçar que a ineficácia da escuta reflete-se não tanto sobre as barreiras, mas sim na dificuldade da entrega do sujeito em todo o processo de comunicação.  

Um ouvinte atento pode usufruir de diversas vantagens:

– Dispõe de melhor informação;

– Permite assegurar-se de como a sua mensagem está a ser recebida;

– Economiza tempo;

– Estimula o interlocutor a falar;

– Previne mal-entendidos.

 

Podemos concluir que escutar é muito mais que ouvir, é compreender a mensagem do outro na sua totalidade, tendo também em atenção aos gestos e emoções demonstrados ao longo da comunicação. Ouvir é o que chamamos de escuta passiva, ouvimos mas sem prestar atenção, ou seja, não percebemos o outro. A escuta ativa envolve um grande esforço consciente. Grande parte da informação que recebemos num diálogo não chega corretamente, ou então é mal interpretada pelo ouvinte.

5 comentários

5 thoughts on “Escuta Activa

  1. Você fez uma excelente página explicando o que é a escuta ativa. Sugiro indicar o autor citado na referência…gostaria de conhecer a obra.

  2. Pingback: Existe uma ponte chamada DIÁLOGO no caminho para o amor! - Conexão Profunda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s