Atitudes de Comunicação

As atitudes de um sujeito dependem das experiencias. Pode se dizer que também é a predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa sendo um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Integra a opinião (Comportamento mental e verbal) e a conduta (Comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Assume três grandes dimensões: uma afetiva, uma cognitiva e uma comportamental.

Littlejohn (1978), define atitude como um estado mental que cria presteza para o comportamento positivo ou negativo em relação a indivíduos, situações ou coisas. Apesar de as atitudes se interrelacionarem mutuamente, não se pode afirmar com certeza que elas dirigem ou influenciam o comportamento dos indivíduos. Atitudes podem ser classificadas em operacionais, sociais e emocionais.

  • A atitude operacional pode ser: arrojo, eficácia, eficiência, deliberada, cooperativa, adaptável, responsável, coerente, concentrada, perseverante, pragmática, organizada;
  • A atitude social pode ser: diplomática, participativa, impecável, reverente, madura, provocadora, modesta, entusiasta;
  • A atitude emocional pode ser: Amorosa, generosa, autêntica, apreciativa, pura, sensual, alegre, libertadora, parental, compassiva, inocente, tolerante;

Poster distinguiu seis tipos de atitudes:

Atitude de Avaliação;

  • É um juízo de valor acerca do comportamento (Verbal/Não verbal) manifestado pelo interlocutor.

Atitude de Orientação;

  • Esta atitude consiste em modelar e controlar o comportamento futuro do interlocutor.

Atitude de Apoio;

  • Consiste numa resposta simpática que tem como objetivo criar relacionamento concordante entre o emissor e o recetor.

Atitude de Interpretação;

  • Esta atitude consiste na interpretação do sentido da comunicação do interlocutor.
  1.  Atitude de Exploração;
  • Consiste na recolha de informações do nosso interlocutor.
  1. 6.       Atitude de Compreensão;
  • Centra-se no interlocutor e nos sentimentos. Consiste em reformular e clarificar.

 

 

Consideramos nestes seis tipos de atitudes:

  • Atitudes de influência ou desnivelantes: Avaliação, orientação, interpretação. Trata-se de atitudes que implicam a invasão do outro quer a nível do acto, do pensamento logico, da moral e do sentimento. Emissor – inferior/ Receptor – Modelo.

 

  • Atitudes de não-influência ou nivelantes: Apoio, exploração e compreensão. Estas atitudes implicam o tratamento do Outro com respeito.

 

Importa referir que em situações de tensão ou conflito, as atitudes de influência ou desnivelantes tendem a provocar uma relação negativa enquanto as atitudes de não-influência ou nivelantes se mostram favoráveis ao bem-estar psicológico e ao bom relacionamento e comportamento ajustado dentro dos contextos sociais.

Mudança de Atitudes

  1. Emissor da mensagem: credibilidade, semelhança com o recetor, carácter atraente;
  2. Natureza da mensagem: sua tonalidade afetiva e organização interna;
  3. Recetor: a sua inteligência, auto estima e credulidade;
  4. Canal de comunicação: suporte e contexto geral.

Funções das Atitudes

  1. Motivacionais: satisfazer as necessidades psicológicas de adaptação (relacionadas com a gratificação), de defesa (proteção do eu) e de expressão de valores (sentido de identidade);
  2. Cognitivas: fornecem padrões e pontos de referência que permitem ao indivíduo dar sentido ao seu mundo conceptual interior;

Sociais: referem-se à influência da posição dos outros na formação das atitudes e a sua respetiva função nos grupos sociais.

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